VI Seminário de Museologia Experimental: chamada para trabalhos

CHAMADA PARA TRABALHOS A SEREM APRESENTADOS NO
VI SEMINÁRIO DE MUSEOLOGIA EXPERIMENTAL

Saindo da Reserva: Re-apresentando a diversidade nas coleções de museus

O Grupo de Pesquisa Museologia Experimental e Imagem – MEI/UNIRIO promove a 6ª edição do seu Seminário de Museologia Experimental, com o tema “Saindo da Reserva: re-apresentando a diversidade nas coleções de museus”!

TEMA:
Principalmente desde a década de 1970, e mesmo antes, as discussões em torno da função social dos museus envolvendo a representação social da diversidade cultural, de gênero, sexualidade, etnia e etc., vem gerando reflexões críticas no campo museológico. Porém, olhando para as três funções primordiais dos museus – a pesquisa, a conservação e a comunicação – e suas implicações contemporâneas na produção de sentidos, ainda podemos levantar questões sobre o papel social dos museólogos frente aos desafios de re-interpretar e re-apresentar a diversidade a partir das coleções musealizadas.

Buscamos, na realização do VI Seminário de Museologia Experimental, promover trocas e aprendizados em grupos de trabalho de acordo com três eixos temáticos voltados para a discussão sobre os meios de construirmos a representatividade nas coleções de museus, tendo como base a Pesquisa, a Conservação e a Comunicação. Vislumbra-se, por meio da crítica a suas funções primordiais, um campo museal revigorado, sem que o museu em si precise nascer de novo, mas a partir da re-interpretação e re-apresentação das coleções pelo processo contínuo da musealização.

As comunicações aprovadas serão apresentadas durante o evento, previsto para ocorrer no Rio de Janeiro, em novembro de 2018. Os textos aprovados por pareceristas especializados poderão ser oportunamente publicados em obra digital organizada pelo Grupo MEI.

OBJETIVOS:
1. Re-pensar criticamente as práticas museológicas no presente, observando as funções primordiais dos museus de pesquisar, conservar e comunicar;

2. Fomentar o debate sobre Teoria Queer, gênero e sexualidade no campo museológico brasileiro;

3. Discutir a importância da representatividade da diversidade nas exposições museológicas.

Para conferir todos os detalhes sobre as linhas temáticas e normas da proposta, acesse o link abaixo:

CHAMADA_VI Seminário Final pdf

*O prazo para envio de textos é 25 de setembro.

GT (2)