ICOM | ICOFOM

ICOM

O Comitê Internacional de Museus foi criado em 1946 por e para profissionais de museus. Com mais de 35.000 membros e atores do campo, que representam a comunidade global de museus, a organização possui um fórum diplomático composto por especialistas de 136 países e territórios.

Os desafios enfrentados pelos museus mundiais também tem representação de 119 Comitês Nacionais e 30 Comitês Internacionais, dedicados a várias especialidades museais.

O ICOM possui três idiomas oficiais: inglês, francês e espanhol.

*Adaptação e tradução livre da definição oficial no site do ICOM.

 

ICOFOM

Presidido por François Mairesse e com forte representação na América Latina (ICOFOM LAM), o ICOFOM é o principal fórum internacional de debate museológico da atualidade.

Em um sentido geral, a museologia está ligada à perspectiva teórica de qualquer atividade individual ou coletiva relacionada à preservação, interpretação e/ou comunicação de nossa herança cultural e natural, além de promover pesquisas sobre o contexto social no qual a relação específica entre indivíduo e objeto se insere.

Apesar do campo museológico ser mais amplo do que apenas o estudo dos museus, seu foco principal se mantém nas funções, atividades e no papel do museu na sociedade, como repositório de memória coletiva.

O ICOFOM também estuda as várias profissões museais – aspectos práticos do trabalho em museus são conhecidos como museografia e expografia.

Todas as produções teóricas das conferências anuais são publicadas no ICOFOM Study Series e uma newsletter mantém os membros informados sobre os estudos e discussões promovidas.

*Adaptação e tradução livre da definição oficial no site do ICOM.